Secretaria de Saúde se empenha para não perder recurso federal em meio à Pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde realizou contratação de equipe exclusiva e adquiriu mais EPIs, para não correr o risco de perder a verba federal do programa Previne Brasil. Para o Ministério da Saúde a população de Itapetinga deve estar cadastrada no novo programa, lançado em novembro do ano passado e prorrogado recentemente até o mês de agosto.

Para garantir essa verba, a Secretaria Municipal de Saúde muniu os agentes de EPIs (equipamento de proteção individual) para preservar a saúde de cada um e realizou a contratação de mais pessoas para esse trabalho. Ao todo 50 servidores estão visitando diversos domicílios em Itapetinga, devidamente identificados.

Até agora 63% da meta foi alcançada e segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Cruz Santana, as casas onde serão realizados os cadastros estão em bairros sem cobertura da Atenção Básica, a exemplo do Moacir Moura, Neto Fernandes e Cassiano Gonçalves.

Finalidade do cadastro

O cadastro que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, garante o repasse federal do recurso do programa Previne Brasil, destinado a cuidar da saúde da população. Os cidadão que receberem esta visita serão interrogados sobre dados pessoais, como por exemplo, idade, sexo, escolaridade e também sobre as condições atuais de moradia.

A resposta do cidadão à equipe possibilita o município garantir o atendimento necessário nas 15 unidades básicas de saúde de Itapetinga. Dessa forma, permite o planejamento da oferta de serviços e o acompanhamento adequado de cada paciente.

Esse trabalho já era realizado anteriormente e foi suspenso por causa da pandemia, agora está sendo retomado com os devidos cuidados de saúde para os agentes. Cada um recebeu equipamento de proteção para uso individual.