Nas últimas semanas, o Parque da Matinha proporcionou novas experiências e apresentou parte da nossa biodiversidade a uma estudante americana. Kyra Holt está no Brasil em um intercâmbio, estudante veterinária na Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista.
A parceria entre o Parque e a Universidade proporcionou que a jovem americana viesse a Itapetinga para conhecer um pouco mais das nossas espécies, estudar sobre o cuidado com animais silvestres e fazer o manejo adequado de algumas aves para a retirada de material para análise.
De acordo com o professor Ricardo Fraga, essa é a primeira estudante estrangeira que a UFBA recebe após firmar o convênio com a universidade dos EUA. Para ele, o Parque da Matinha torna-se ainda mais importante para apresentar toda a biodiversidade de animais silvestres que o Brasil possui. ‘‘O zoológico da Matinha se torna um ponto central, principalmente por esse novo olhar que o zoológico vem fortalecendo de ser um ambiente para além da exibição dos animais, mas um ponto de pesquisa, um ponto de ensino para a formação de novos profissionais que sejam comprometidos com a questão ambiental, permitindo ampliar essas vivências para além da sala de aula’’, disse o professor.
‘‘Eu acho que é muito bom que vocês tenham parcerias com a Universidade para garantir que os animais estejam saudáveis e para preservar essas espécies aqui. Lá trabalhamos com espécies domésticas como gatos, cães, cavalos e gado. Então, ver de perto o que vocês fazem com as espécies exóticas foi uma experiência muito legal pra mim’’, confessou, Kyra.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, ‘‘desde sua reformulação e reabertura, o Parque da Matinha tem o objetivo de tornar-se um ambiente de lazer e entretenimento – que sempre foi – mas também, um ambiente potente para a educação, pesquisa, conservação e preservação ambiental. Nossas parcerias têm proporcionado a concretização dos nossos objetivos e promovido momentos tão relevantes como esse. Itapetinga contribuiu, através do nosso Parque, para a formação de uma americana. Isso é, sem dúvida, muito gratificante para nós’’, concluiu o secretário.