Consta na Lei Orgânica de Itapetinga que a educação deve ser um sistema democrático. 35 anos depois de promulgada a Lei que organiza o nosso município, a secretaria de educação deu um importante passo para o cumprimento do regimento. Desde o início do ano, toda a rede municipal passou por um criterioso processo seletivo para escolha dos dirigentes escolares. O processo envolveu cursos de formação, elaboração de plano gestor, prova escrita e eleição direta.
Na noite desta sexta-feira, 29, na Câmara de Vereadores, a prefeitura realizou a cerimônia de posse dos gestores eleitos. Pela primeira vez na história de Itapetinga, os cargos não foram ocupados por indicação política, mas por um processo democrático e participativo que envolveu toda a comunidade escolar.
Na cerimônia de posse, o secretário de educação, Alécio Chaves, deu as boas-vindas aos novos gestores e falou da importância do momento. ‘‘A educação só se concretiza com a participação de todos. Não há escola sem a participação da família e de toda a comunidade”
Presente no evento, o prefeito Eduardo Hagge exaltou a iniciativa. “Este é, sem dúvidas, um momento histórico para a nossa cidade. O processo democrático é educativo. Ele nos ensina sobre cidadania, sociedade e participação. Ele ensina sobre disputa, lealdade e respeito ao resultados. Ele nos ensina, principalmente, sobre importantes regras sociais. Que este seja um importante passo para a construção de uma educação democrática, cidadã e muito poderosa”, disse o prefeito ao desejar sorte a todos na nova jornada




