Grande Dia D da Campanha de Multivacinação reúne toda a cidade em prol da imunização

A prefeitura de Itapetinga realizou, neste sábado, 21, um grande movimento de Dia D da campanha de Multivacinação. O programa federal tem o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças de 0 a 15 anos e garantir a cobertura suficiente para evitar o retorno de doenças imunopreviníveis como sarampo e poliomielite (já erradicadas e que começam a reaparecer no país pela baixa vacinação).

Para atrair as crianças e conscientizar os pais e responsáveis para a importância da imunização, a secretaria de saúde preparou um momento especial com brinquedos, pipoca, algodão doce e muita diversão, sem esquecer, claro, da presença ilustre do Zé Gotinha. Para facilitar o acesso e promover uma experiência ainda melhor para os pequenos, a prefeitura disponibilizou o trenzinho da alegria que passou por todos as unidades e levou toda a família para a praça Dairy Valley, onde foi montado um grande posto itinerante todo preparado para encantar e divertir.

De acordo com a diretora de Vigilancia em Saúde do município, Bruna Santos, todo o movimento lúdico faz com que as crianças também possam aderir à campanha, mobilizando toda a família em torno da prevenção e da saúde delas

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, as vacinas salvam 3 milhões de vidas por ano. A gente não pode dizer que não dói, mas os efeitos de imunizar as crianças são além da dor. Quando a gente se reúne um ambiente só, coloca cores, balões, a presença do Zé Gotinha, a gente faz com que as crianças fiquem mais soltas, mais desinibidas e, com essa estratégia, a gente consegue atualizar as cadernetas e promover saúde”, explicou Orlando Couto, coordenador de vigilância epidemiológica.

Bandeira do Colônia e Palmares também terão grande evento do Dia D, respectivamente, nos dias 24 e 25 de outubro.