Outubro foi um mês especial de atenção às mulheres na secretaria de saúde de Itapetinga. Em todos os PSFs, não faltaram informação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A equipe da secretaria levou palestras e ações educativas a empresas como Vulcabrás Azaléia e Colorgraf. O grupo também foi à Uesb com importantes dados e informações que, além de quebrar alguns tabus, provocaram debates e despertaram nas mulheres a necessária e urgente atenção à saúde. Mais de 80 mulheres ouviram sobre o câncer de mama, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Pensando no cuidado global com o corpo e a mente, a diretoria de Atenção Primária à Saúde reuniu, durante todo o mês, 114 mulheres da área para, em um local diferente do seu ambiente de trabalho, identificarem suas emoções, falarem sobre saúde mental e formas de prevenir adoecimentos no trabalho.
A psicóloga Solange Sales teve cuidado especial ao tratar o tema que teve como objetivo cuidar de quem cuida. De acordo com a psicóloga, promover maior satisfação na realização do serviço traz mais segurança às trabalhadores e maior conforto para realização das suas tarefas diárias. Todo esse cuidado será repassado para os pacientes e o município será capaz de oferecer um serviço ainda mais humanizado, compondo uma rede de atendimento mais eficaz e equilibrada.
No mês de novembro, a programação de cuidados a trabalhadores e pacientes segue, agora, com os homens, preenchendo a programação que irá compor a Campanha do Novembro Azul.