Na última quarta-feira, 16, auxiliares administrativos e coordenadores das creches municipais passaram por um curso de capacitação em noções básicas de atendimentos de primeiros socorros. A rede municipal de Itapetinga deu mais um passo para conquistar a certificação de todas as Creches e Pré-escolas de acordo com a Lei Lucas.
Em abril de 2018, a lei entrou em vigor após um menino de 10 anos, Lucas Begalli, morrer engasgado durante uma excursão com a escola. No momento do incidente ninguém no local tinha noções de primeiros socorros para poder socorrê-lo.
Desde o início do ano, a secretaria de educação, cultura, ciência e tecnologia vem oferecendo aos profissionais que atuam na educação infantil cursos e instruções sobre como proceder em acidentes com crianças envolvendo afogamento, asfixia, hemorragias, insolação, AVC, infarto, choques, ferimentos, fraturas, queimaduras, convulsões, entre outros. As formações são feitas pela enfermeira Liliane Moutinho que coordena o Programa de Atenção à Saúde da Criança.
Nesta sexta, a capacitação continua com a instrução de gestores, encerrando o ciclo de formações e adequando a rede municipal de ensino às novas exigências legais. A prefeitura ainda distribuirá, em todas as creches e escolas de educação infantil, os kits de primeiros socorros com todo equipamento necessário para garantir segurança às crianças
“Mais do que o cumprimento de uma lei, o treinamento é cuidado e zelo com os nossos alunos. Os pais deixam seus filhos na escola na certeza de estarem em segurança e assim deve ser. A fatalidade ocorrida com o menino Lucas nos desperta para a necessidade constante de aperfeiçoamento e a rede municipal de ensino segue se capacitando para oferecer sempre mais”, explicou o secretário Fábio Viana.