Prefeitura realiza vacinação extramuros em escolas municipais

A prefeitura de Itapetinga está realizando, entre os dias 23 de agosto e 25 de outubro, a vacinação extramuros. As equipes saíram das unidades de saúde para levar a imunização mais próximo da população.

Pensando na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes, a secretaria de saúde iniciou um calendário nas escolas municipais, onde concentram-se maior parte do público alvo.

Desde 2015, o país vem registrando uma redução nos índices de cobertura vacinal. Com a pandemia, essa diminuição acentuou-se, o que fez com que doenças já erradicadas, como o sarampo, voltassem a atingir brasileiros.

“Ao levarmos a vacina para as escolas, a gente oferece uma oportunidade de que a imunização alcance aquele percentual de crianças cujos pais talvez não estejam alertas à necessidade da vacinação, não estejam cientes da sua importância ou não tenham tido a chance de levar os seus filhos aos postos de saúde”, afirmou Fabrine Sodré, diretora de vigilância à saúde.

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de doença, erradicando-as.