Nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, a prefeitura de Itapetinga ofereceu maior capacitação a seus servidores. Seguindo os princípios administrativos da legalidade e eficiência, o município promoveu, durante os dois dias, um curso sobre a nova lei de licitações, a 14.133/2021.
No auditório da Secretaria de Governo, o professor e economista Orlando Gomes, falou sobre a nova lei, implementada em abril do ano passado, para explicar as diversas mudanças no processo licitatório e tornar a compra ou contratação de bens e serviços mais rápida e eficiente. “Esse é um processo de aperfeiçoamento do serviço público, através da preparação dos nossos servidores”, explicou a secretária de administração, Christiane Coelho.
De acordo com o professor, apesar da lei já ter completado um ano, ela segue nova, uma vez que a Lei 8.666 (que foi substituída pela 14.133/2021) vigorou por mais de 30 anos. “Esta é uma lei mais burocrática, que oferece mais dificuldade ao setor administrativo e precisa ser destrinchada com atenção”.
A nova lei de licitação chegou para oferecer maior isonomia na participação dos fornecedores e maior eficiência nas compras.
“Este é um curso para os nossos servidores, mas ele tem o foco principal o povo. Quando uma gestão trabalha com transparência, buscando sempre a eficiência, quem sai lucrando é a população”, afirmou a secretária.


