Nesta segunda feira, 14, o secretário de educação, Alécio Chaves, se com sua equipe para falar sobre o novo processo seletivo interno e eleições diretas para a função de gestores e vice gestores das escolas da rede municipal. Na reunião, o secretário apresentou a comissão eleitoral, composta por um representante da Secretaria Municipal de Educação, três representantes dos docentes em exercício, dois representantes dos discentes, um representante dos servidores de apoio, um representante da APLB Sindicato e um representante do Conselho Municipal de Educação.
No último dia 11, a prefeitura de Itapetinga lançou o edital para inscrição dos interessados. Podem concorrer professores efetivos com licenciatura plena em pedagogia, que estejam lotados na unidade na qual pleiteiam o cargo há pelo menos três anos e que tenham concluído o curso de formação de gestores.
Na oportunidade, o secretário solicitou ampla divulgação do edital e muita transparência no processo. “A Secretaria Municipal estará acompanhando o processo, confiando na comissão que foi formada por profissionais competentes. Essa eleição será um marco na história da educação municipal de Itapetinga, estamos fazendo história” – concluiu Alécio Chaves.
Esse processo significa um avanço importante para a educação municipal. Uma gestão democrática garante processos coletivos de participação e decisão. O Plano Nacional de Educação prevê a efetivação da gestão democrática na educação por meio de um processo seletivo que associe critérios técnicos, de mérito e consulta pública à comunidade escolar.
Inscrições e etapas
As inscrições serão realizadas gratuitamente por meio do site www.acoeseducacionais.com.br no período de 15 a 17 de abril e o Processo Seletivo Interno ocorrerá em quatro etapas:, Curso Preparatório para a Elaboração do Plano de Gestão Escolar, Elaboração do Plano de Gestão, Prova Escrita e Eleição Direta. Para a Eleição Direta, os interessados só poderão se inscrever através de chapas, sendo estas de acordo com a característica de cada Unidade Escolar.
Poderão votar, servidores municipais (efetivos ou contratados) que estão em serviço na respectiva unidade escolar, pais ou responsável legal de estudante regularmente matriculado e estudantes com idade igual ou superior a 16 anos que esteja regularmente matriculado.


