Em reunião com seu secretariado, o prefeito Eduardo Hagge apresentou a nova logomarca da sua gestão. Com elementos típicos do município a marca tem o objetivo de apresentar Itapetinga com toda a sua grandeza e suas peculiaridades e, principalmente, criar uma conexão indissolúvel com os itapetinguenses.
Elementos como a pedra branca, o rio, o touro e a ponte da Lagoa compõem a nossa história e o nosso povo, e representam nossas culturas, costumes e tradições. Tudo, em um design moderno, simples e que deve ser aplicado de forma consistente nos prédios, maquinários, automóveis e toda a comunicação da gestão para exaltar tudo que temos e somos.
Na reunião, Eduardo falou sobre a importância de ter uma marca forte para representar o trabalho que vai ser desempenhado, a unidade de toda a equipe e, principalmente, o orgulho que temos do nosso município. “Queríamos uma marca capaz de exaltar tudo o que temos e somos: uma terra de gente aguerrida, com um passado glorioso e um futuro promissor”.
Conheça os elementos que compõem a nossa nova marca:
Pedra Branca: A Pedra Branca está no nosso nome e na nossa história. Era o ano de 1916, quando Augusto de Carvalho adquiriu uma propriedade rural em nossas terras e decidiu formar, ali, a pequena Vila de Itatinga, palavra do tupi guarani que significa “pedra branca”. Na nova marca de gestão, a pedra que nos deu nome tem lugar de destaque para marcar a nossa história e a força dos nossos pioneiros.
Torre: A torre expressa força e segurança. Designa proteção. Símbolo muitas vezes utilizado para vigiar plantações e proteger as cidades, ela vem no topo da nossa marca para demonstrar a força da nossa terra e, também, pelo nosso desejo de proteção à nossa gente e a tudo que nos representa. Na logo, ela vem acima de todos os outros elementos apresentados.
Touro Soberano: A história do touro Soberano está eternizada na nossa praça principal. Na Dairy Valley, encontramos as esculturas dele, da vaca Rainha e do bezerro Guri. Eles representam a nossa principal vocação econômica, a atividade que nos tornou quem somos. Itapetinga é terra da pecuária. A terra firme, do gado forte. A silhueta do Soberano em nossa marca deixa registrada a história que não podemos esquecer.
Rio Catolé: Foi a qualidade do capim colonião e a vastidão das águas do Rio Catolé que atraíram criadores e produtores que por aqui passaram para vender seus animais. Podemos dizer que à margem do rio que nos criamos, também. Banhados pelo Catolé, durante todos esses anos, temos nos mantido com água em abundância para nossas plantações e para a vida de toda a nossa gente.
Ponte da Lagoa: A beleza da nossa cidade encanta moradores e visitantes. Nossas ruas, avenidas, parques e praças foram criados para acolher a nossa gente. O Parque da Lagoa é, talvez, o maior exemplo de espaço público ocupado pelo povo. É lá que nossa população faz atividade física, pratica esportes, promove encontros sociais e vive a sua grande festa do São João. Nosso cartão postal não poderia deixar de estar presente na logo que nos representará nos próximos anos.
Engrenagem: A pecuária é, sem dúvida, nossa principal vocação, a responsável por sermos quem somos. Mas o desenvolvimento nos trouxe, também, a diversificação econômica e indústria e comércio hoje assumem posição de destaque na geração de emprego e renda. A engrenagem presente na nossa marca registra o nosso desenvolvimento e nos lembra diariamente sobre a necessidade de fomentar o setor em prol do progresso.
Arado: O desenvolvimento econômico está em todas as áreas, desde as grandes redes até os pequenos produtores rurais. O arado nos remete à importância desses pequenos produtores, ao trabalho diário dos homens e mulheres do campo. Ele está registrado na nossa logomarca para exaltar esse importante setor e a necessidade de fomentá-lo para que ele conquiste um espaço cada vez maior na nossa economia.
Cruz: Fé, em todas as suas manifestações, fortalece os homens e os assegura de maior proteção. A cruz, símbolo da fé cristã, está aqui representada não para exaltar uma religião, mas para simbolizar a paz e a união entre os povos. Para fortalecer a ideia de que podemos conviver em harmonia. Religião vem do latim religare. A cruz aqui simbolizada demonstra o nosso desejo de conexão entre a nossa gente.




