Oficinas promovem debates sobre saneamento básico e gestão de resíduos sólidos

A prefeitura de Itapetinga está formulando o seu novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Esses planos, são instrumentos fundamentais para a melhoria da prestação de serviços no município, além de ser condicionante para o acesso aos recursos da União.

Para fazer um planejamento de acordo aos anseios da sua população, o município realizou, nos dias 25 e 26 de outubro, oficinas setoriais para traças ações capazes de atingir as metas estipuladas em lei até o ano de 2033.

O primeiro debate com a participação da população foi feito no povoado de Palmares. Na Escola Duque de Caxias, poder público e a população se reuniram para definir prioridades, elencar os maiores problemas encontrados pelos moradores da localidade e buscar formas de, através de políticas públicas responsáveis, soluções viáveis para cada um deles.

No dia 26 a discussão foi feita na sede, pela manhã, e no distrito de Bandeira do Colônia à tarde. Na Câmara de Vereadores, a consultora Marcela Ferreira falou sobre as etapas já vencidas para elaboração do plano municipal. De acordo com ela, o município iniciou o estudo para a efetivação deste plano em 2016, quando realizou o diagnóstico e prognóstico (análise dos cenários). Agora, as oficinas elencaram as prioridades a serem atendidas.

Marcela apresentou ainda metas que devem ser atendidas de forma emergencial, a curto, médio e longo prazo, com foco a exigência legal de adequação até 2033. Para isso, mostrou planos, programas, projetos e ações já criados com este objetivo.

À tarde foi a vez de promover o amplo debate e acolher as propostas de melhoria dos serviços em Bandeira do Colônia.

A partir de agora, o município irá elaborar os planos de saneamento básico e de gestão de resíduos sólidos que nortearão a administração pública nos próximos 10 anos.