Nova campanha de castração leva mais saúde e equilíbrio ambiental

No último dia 18, aconteceu mais uma etapa da campanha de castração de cães e gatos promovida pela prefeitura de Itapetinga e a Faculdade Anhanguera. A parceria firmada entre secretaria de Meio Ambiente e a faculdade tem proporcionado, troca de conhecimentos, pesquisa, ensino e, desde o mês de abril, uma série de campanhas de castração.

Segundo pesquisas, uma cadela consegue gerar cerca de 10 crias. Esse contingente ainda é maior se forem felinos. Todos esses animais, dificilmente encontram um abrigo, sendo, em muitos casos, abandonados na rua. Além de passarem fome, frio e serem vítimas de maus tratos, eles poderão ainda influenciar na disseminação de doenças.

Mesmo para os pets com tutores, os benefícios da castração são enormes. Em machos (população alvo desta e da última campanha), a remoção dos testículos na juventude pode evitar o desenvolvimento de um tumor de próstata, a presença de hérnias perineais e diminuir riscos do pet contrair TVT (tumor venéreo transmissível).

Além do processo de castração, os veterinários envolvidos no processo retiraram amostras de sangue para realizar a análise epidemiológica e hemograma. A partir dos resultados, o grupo será capaz de traçar o quadro de zoonoses aqui na cidade.
Cerca de 100 bichos foram castrados na última campanha. Agora, para os próximos meses, a faculdade já prevê a castração de fêmeas.

Uma fêmea que é castrada antes do primeiro período fértil, o cio, tem chances de diminuir o desenvolvimento do tumor de mama (uma vez que alguns tipos desta doença dependem da existência de hormônio produzido pelos ovários) em até 95%. Evitam também a ocorrência de outras doenças como a infecção uterina, o tumor de ovário ou de útero e a gravidez psicológica.

Os veterinários recomendam que os animais sejam castrados antes dos seis meses de idade, especialmente para pegar as fêmeas antes de entrarem no cio.

Existem alguns mitos que impedem que os tutores se encoragem a levar seus animais para serem castrados, mas os veterinários garantem que os animais castrados, ao contrário do que muitos dizem, mantém seus instintos preservados, vai reduzir os xixis para marcação de território, além de evitar fugas constantes. Fiquem atentos às datas das próximas campanhas e castrem seus animais. A castração é ato de amor.

Rolar para cima