Itapetinga realiza ações sobre Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Nesta terça-feira, 11, a secretaria de educação realizou um encontro com professores da educação infantil para debaterem a oralidade, ludicidade e escrita. O encontro é uma das ações que serão realizadas para buscar o cumprimento do compromisso nacional Criança Alfabetizada.

O Compromisso busca garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

Uma mesa redonda foi formada por quatro professores da rede municipal com larga experiência na educação infantil. Vânia Pires, Raelma Pereira, Ivanete Rocha e Florisbela Machado compartilharam suas experiências e práticas educacionais. A discussão foi mediada pela coordenadora técnica, Eliane Pereira.

Há alguns anos, a rede municipal de ensino vem investindo no incentivo à leitura. No ano passado, a proposta da jornada pedagógica foi a de construir uma cidade leitora. Agora, em 2024, o tema do ano letivo foi Alfabetização e Letramento. Tudo pensado para construir uma base sólida de aprendizagem a leitura e a escrita de formas fluidas.

Presente no evento, o secretário Geraldo Trindade falou da sua satisfação em ver o desenvolvimento da educação municipal. “O reconhecimento do nosso trabalho é espetacular para quem é de direito (pais, alunos e toda a comunidade escolar). Mas a gente precisa seguir crescendo e transformando isso em números. Continuaremos nos preparando com formação, equipamentos, estrutura e valorização. Os resultados já foram vistos no Sabe e estamos com uma expectativa muito boa quanto aos índices do IDEB. Os números vão mostrar quem somos e tudo que fazemos”, disse o secretário.