A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes foi encerrada no último dia 30. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 3.009 crianças de um a menores de cinco anos foram vacinadas contra a poliomielite no município.
O total equivale a uma cobertura de 71,02% do público de 4.237 crianças dessa faixa etária para a vacinação em Itapetinga. A média no município superou a estadual, que ficou em 58,64%, e a média nacional de 62,50%. No entanto, a meta era atingir pelo menos 95% do público-alvo da campanha.
“Nós não atingimos a nossa meta. Apesar disso, o percentual conseguido representa o trabalho da equipe ao organizar estratégias que foram desde o trabalho de conscientização da população até a vacinação extramuros e à campanha feita em parceria com o Rotary e nós o comemoramos. A campanha acabou, mas a vacinação de rotina contra a pólio continua disponível nas unidades, com os reforços para crianças de três e quatro anos”, afirmou Fabrine Sodré, diretora de Vigilância à Saúde.
Para a vacinação de reforço das crianças dessa faixa etária, os pais ou responsáveis devem verificar a caderneta de vacinação e, caso esteja desatualizada, levar a criança até a unidade de saúde mais próxima de casa para ser imunizada. Os cuidados devem continuar.