Em Itapetinga, o Hospital Cristo Redentor está na lista dos Hospitais de Referência e também receberá o medicamento para uso nos pacientes hospitalizados com Covid-19, de forma complementar ao tratamento.
O quantitativo de hidroxicloroquina vai depender da disponibilidade de leitos SUS (clínicos e de UTI). O Hospital Cristo Redentor dispõe hoje, ao todo, de 40 leitos clínicos e 09 de UTI para atender a região de saúde que conta com 12 municípios, num total de 357 mil habitantes. O hospital ainda está enquadrado como “Vaga Zero”, o que significa que não precisa de autorização prévia para receber o paciente e nem possui quantidade de vagas determinadas para atender a Covid, como determina o plano de contingência do estado.
“É importante destacar que toda a regulação para UTI depende exclusivamente do Governo do Estado. A saúde municipal não pode interferir nesse planejamento. Por isso, só a SESAB pode indicar o local de internação de cada paciente de acordo com a demanda de toda a Bahia”, explicou o secretário Hugo Sousa.