Escola da Vila Érika inicia primeira turma da EJA com 60 novos alunos

Na noite desta segunda-feira (06), a Escola da Vila Érika realizou uma aula inaugural da primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, 60 estudantes iniciaram uma nova etapa de suas vidas, retomando os estudos e reafirmando que nunca é tarde para aprender. A implantação da modalidade atende a uma antiga reivindicação da comunidade, que há anos solicitava a oferta de ensino no período noturno.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, educadores, lideranças comunitárias e os novos alunos, celebrando a concretização de um projeto que amplia o acesso à educação e fortalece o vínculo entre escola e comunidade.

O vice-prefeito Alécio Chaves destacou que a abertura das turmas representa a realização de um compromisso assumido com os moradores do bairro. “Desde o ano passado, essa comunidade tem nos solicitado para colocar aqui na Escola da Vila Érika uma alternativa no noturno e hoje, graças a Deus, estamos aqui para abrir essas duas salas e dar oportunidade para esses alunos que não tiveram a chance de estudar na idade correta. Estamos abrindo novos horizontes para essas pessoas”, afirmou.

O prefeito Eduardo Hagge ressaltou que a chegada da EJA completa o papel da unidade escolar como espaço de educação para todas as fases da vida. “Hoje a escola atende os adolescentes no turno da manhã, as crianças no turno da tarde e, agora, à noite, passa a receber duas turmas de alfabetização de adultos.” Para o gestor, a educação é a principal ferramenta de transformação social e de construção de oportunidades. “Através da educação, a gente tem a possibilidade de atingir tudo o que desejar. Como poder público, atuamos como agentes facilitadores, promovendo o bem-estar desses alunos, oferecendo professores, incentivo e todo o apoio necessário para que possamos ser a base desse desenvolvimento educacional da população.”

Durante o evento, Alécio Chaves destacou que a procura pela Educação de Jovens e Adultos demonstra o desejo da população por mais conhecimento e participação.

“Fico muito feliz porque a comunidade está pedindo mais educação, mais proximidade com a escola. É para isso que a escola existe: para promover essa sintonia entre escola e comunidade.”

Com duas novas turmas em funcionamento e 60 alunos matriculados, a Escola da Vila Érika amplia sua atuação e oferece uma nova oportunidade para quem deseja aprender, conquistar autonomia e construir um futuro com mais possibilidades.