O Parque da Matinha segue sendo muito mais do que um zoológico que expõe animais silvestres. Sua função em toda a região tem se expandido e promovendo, além de educação ambiental, momentos de ensino e pesquisa. No último sábado, um grupo de professores e alunos de veterinária da Faculdade Anhanguera, de Itabuna, visitou o nosso parque, conheceu o trabalho ali desenvolvido e pode vivenciar experiências importantes para a formação deles.
Além de conviveram mais perto dos animais, os professores fizeram, também, manejo reprodutivo e sanitário nos animais com o objetivo de garantir saúde e bem estar.
Por oferecer recintos bem adaptados ao habitat natural, promover enriquecimento ambiental e boa nutrição animal, o Parque da Matinha tem proporcionado com frequência a reprodução em cativeiro com o objetivo de reinserção de algumas espécies à natureza e esse tem sido mais um trabalho positivo do zoológico. No entanto, observando a individualidade de alguns espécimes, foi preciso fazer a esterilização para oferecer maior bem-estar e segurança.
Segundo o professor Thiago Sousa, “essa parceria com os alunos é magnífica porque são raras as oportunidades que aparecem de convivência e manuseio desses animais silvestres”.
A estrutura do parque rendeu elogios dos visitantes. “O ambiente está incrível, os recintos bem estruturados, os animais bem cuidados. Saímos daqui muito impressionados e com o sentimento de gratidão por todo trabalho desenvolvido aqui”, falou a professora Camila Andrade