Em julho desse ano, a prefeitura de Itapetinga inaugurou o Cefopi – Centro de Formação Profissional. Desde então, o espaço vem oferecendo cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, além de oficinas e whorkshops, Nesses meses, já são quase 200 pessoas preparadas para o mercado de trabalho ou aptas para começarem uma atividade que lhes proporcione renda extra.
Agora, dez alunos estão participando do curso de Auxiliar de Cozinha. com duração de três meses, o curso, liderado pela chefe Leila Tatiane Sousa, de Vitória da Conquista, ensina técnicas de manuseio de alimentos, harmonização de sabores e texturas, além de boas práticas na cozinha, formas de servir e apresentar os pratos e dicas de marketing digital. Na última quinta-feira, 17, a turma passou por uma importante vivência de restaurante. Trinta pessoas foram convidadas para almoçar e o grupo foi responsável por preparar todo almoço, as bebidas e uma sobremesa. Além disso, eles precisaram servir, cuidar de toda a apresentação e reposição.
A ideia principal foi que eles vivenciassem na prática tudo que têm aprendido nas aulas que se seguem até o próximo mês.
Corte e costura, cabeleireiro, produção de hambúrgueres, risotos e saladas foram alguns dos cursos já oferecidos pelo Cefopi. O centro já abriu novas vagas para cursos de salgados e saladas natalinas, pensando em oferecer oportunidades para geração de renda neste fim de ano.
Pesquisas feitas no ano passado indicam que 30% dos empregadores brasileiros dizem ter dificuldades para encontrarem profissionais que precisam. Por isso, a capacitação profissional se torna um diferencial no mercado que anseia por pessoal qualificadas.
‘‘Itapetinga tem se desenvolvido, atraído novas empresas, ampliado seu comércio, gerado emprego… Agora a gente quer capacitar ainda mais o nosso povo, deixando-o preparado para um mercado de trabalho diversificado ou apto para gerar uma renda extra seja no dia a dia ou em datas especiais’’, explicou o prefeito Rodrigo Hagge ao visitar o Cefopi.