A campanha de vacinação contra a Influenza já começou. Por aqui, tudo pronto com imunizantes nos postos e equipe capacitada para oferecer um serviço com qualidade, segurança e efetividade.
No último dia 04, a equipe de vacinadores do município participou do repasse técnico da estratégia de vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa para todos os prioritários, com intensificação no “Dia D” de mobilização previsto para 10 de maio. A vacina utilizada será a Influenza Trivalente, composta pelas cepas da H1N1, H3N2 e o tipo B/linhagem Victoria.
A meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada grupo prioritário. Nesse ano, a vacina contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes públicos: crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A vacinação é considerada a principal estratégia de prevenção contra a influenza, pois promove a imunidade durante o período de maior circulação dos vírus. A medida contribui significantemente para a redução de casos graves, internações e óbitos, já que a influenza pode se manifestar desde formas leves, até quadros graves com risco de morte.