Campanha Antirrábica 2026 já começou na zona rural de Itapetinga

A Prefeitura de Itapetinga deu à Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na zona rural. A partir desta segunda-feira, dia 20 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão todas as regiões da zona rural para imunizar gratuitamente cães e gatos, garantindo a proteção dos animais e contribuindo para a prevenção da raiva em todo o município.

A vacinação é a principal forma de combater a doença, que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A raiva é uma enfermidade viral grave e, após o surgimento dos sintomas, apresenta alto índice de letalidade. Por isso, manter cães e gatos vacinados é uma medida essencial de saúde pública.

Durante a campanha, as equipes visitarão todas as localidades rurais, levando a vacina diretamente às propriedades. Para facilitar o trabalho dos profissionais e garantir que nenhum animal fique sem imunização, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a acompanharem o roteiro de vacinação por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura de Itapetinga.

A participação da comunidade será fundamental para o sucesso da ação. A orientação é que os proprietários recebam as equipes de saúde, abram as porteiras e apresentem seus cães e gatos para a vacinação, permitindo que o atendimento seja realizado com segurança e agilidade.
Após a conclusão da etapa rural, a campanha seguirá para a sede do município. O Dia D de Vacinação Antirrábica acontecerá no dia 1º de agosto, quando a população urbana também poderá levar seus animais para receber a dose.

De acordo com a secretária de saúde, Myllena Orrico, “vacinar os animais é um ato de responsabilidade, cuidado e proteção. Além de preservar a saúde de cães e gatos, a vacinação impede a circulação do vírus da raiva e protege toda a população, fortalecendo as ações de prevenção e vigilância em saúde no município”.