Os Agentes de Combate às Endemias de Itapetinga e de Bandeira do Colônia encerraram o 2º Ciclo/25 na luta contra a dengue. O trabalho envolveu visitas domiciliares para eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e conscientização da população sobre importantes medidas preventivas.
Durante o ciclo, os agentes inspecionaram cerca de 60% dos imóveis das áreas mais infestadas do município. Quase 3000 imóveis, entre residências, comércios e terrenos baldios, de bairros com percentual de infestação predial alto foram visitados e receberam tratamento focal em ações significativas para o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya. A área de atuação foi identificada através do LIRa (Levantamento de Índice Rápido), um levantamento por amostragem usado para direcionar de forma mais eficiente as ações de controle.
“O cenário epidemiológico da dengue está ligado a fatores estruturais e comportamentais, como a presença de criadouros nos quintais e o acúmulo de água parada. Por isso, a participação da população é indispensável para manter os índices sob controle”, destaca o coordenador, Márcio Ribeiro
Agora, os Agentes começaram o 3º ciclo/25 em outros bairros com o Índice de Infestação Predial (IIP) mais críticos para diminuição da incidência.
“Sempre é hora de combater a Dengue, mobilize sua família, seus vizinhos e vamos combater esse mosquito!”




