A chegada da primavera é caracterizada pelo aumento das temperaturas e chuvas recorrentes. O cenário é propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
Por isso, quem pretende manter vasinhos de plantas em casa para aproveitar a estação das flores, precisa redobrar os cuidados. Além de encher os pratinhos com areia até a borda, a limpeza criteriosa do quintal é essencial. Uma ou duas vezes por semana, jogue fora a água acumulada e lave bem os recipientes com água e sabão. Os ovos do Aedes podem sobreviver até 450 dias, por isso, a limpeza é essencial para garantir a eliminação de todos.
“Prevenir a proliferação do mosquito e se proteger das doenças por ele transmitidas é função de todos. Os agentes de endemias estão diariamente nas ruas, mas a gente precisa que a população faça sua parte dentro de casa. Só conseguiremos vencer o mosquito trabalhando juntos”, explicou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro
Como se prevenir:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.