No último final de semana, aconteceu mais uma etapa da campanha de castração de cães e gatos promovida pela prefeitura de Itapetinga em parceria com a Faculdade Anhanguera.
No módulo de zootecnia da Uesb, cerca de 200 animais machos foram castrados em cirurgias seguras, feitas pelos alunos dos anos finais do curso de veterinária da Anhanguera, sob a supervisão dos seus professores.
Segundo pesquisas, uma cadela consegue gerar cerca de 10 crias. Esse contingente ainda é maior se forem felinos. Todos esses animais, dificilmente encontram um abrigo, sendo, em muitos casos, abandonados na rua. Além de passarem fome, frio e serem vítimas de maus tratos, eles poderão ainda influenciar na disseminação de doenças.
Mesmo para os pets com tutores, os benefícios da castração são enormes. Em machos (população alvo desta campanha), a remoção dos testículos na juventude pode evitar o desenvolvimento de um tumor de próstata, a presença de hérnias perineais e diminuir riscos do pet contrair TVT (tumor venéreo transmissível).
Além do trabalho de castração, a secretaria de Meio Ambiente fará, nos próximos dias, uma feira de adoção que unirá protetores independentes (pessoas que alimentam animais de rua) àqueles que querem adotar animais já castrados. Mais uma ação que levará bem-estar para os animais e muito carinho para os lares adotantes.