A saúde municipal de Itapetinga está oferecendo, de forma gratuita, um novo método anticonceptivo. Com alta eficácia e longa duração, o novo implante subdérmico, conhecido como Implanon, já está sendo aplicado para prevenir gravidez não planejada. O novo método é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa e alta eficácia.
O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, que libera hormônios continuamente e impede a ovulação. Ele age no corpo da mulher por até três anos sem necessidade de manutenção ou uso diário, o que garante mais praticidade e comodidade. Passado esse período, o implante deve ser retirado por um profissional e, se a mulher quiser engravidar, a fertilidade volta rapidamente depois da remoção. Se preferir, é possível colocar um novo implante na mesma hora.
O Implanon está disponível para mulheres entre 14 e 49 anos. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para obter informações e agendar inserção, que também só deve ser feita por um profissional qualificado.
“O acesso a métodos contraceptivos seguros e modernos é um direito garantido. Políticas como essa promovem não apenas saúde, mas também dignidade, autonomia e liberdade para muitas mulheres itapetinguenses”, disse a secretária Myllena Orrico ao lembrar que o método não protege contra ISTs e, por isso, o uso da camisinha segue sendo o mais indicado para essas situações.