Há mais de 2 anos levando à população saúde através da atividade física, o Projeto Viver Bem, celebrou a campanha Outubro Rosa com muita animação e movimento. Na última terça, os grupos da manhã e da tarde que praticam atividade funcional no Parque da Lagoa vestiram-se de rosa e levaram ao nosso maior cartão postar informação e conscientização.
A enfermeira Mariana Costa se reuniu com os praticantes para passar informações sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero e a importância do diagnóstico precoce.
O objetivo foi compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O exercício físico, comprovadamente, pode ser um grande aliado na prevenção do câncer de mama. Ele provoca alterações hormonais, aumentando o nível de proteínas ligadoras dos hormônios sexuais e reduzindo o nível de estrogênio circulante.
Uma das primeiras e importantes pesquisas sobre o tema demonstrou a redução de incidência do câncer de mama em praticantes de atividade física em torno de 10 a 25% e que causas genéticas são responsáveis por apenas 5 a10% dos casos.
“A gente sabe que mudanças de estilo de vida podem contribuir com a prevenção de vários tipos de doenças, inclusive este tipo de tumor. Há mais de dois anos, o Projeto Viver Bem tem aproximado a população da atividade física, promovendo assim, mais saúde e prevenção para a nossa gente”, disse Jailson Santana, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.