Limpeza nas margens do Rio Catolé marca encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, a prefeitura de Itapetinga encerrou a programação de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre os dias 03 e 07 de junho, o município realizou ações que tinham como principal objetivo chamar a atenção do mundo sobre os problemas ecológicos e conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Após palestras e cursos e ações educativas dentro e fora do Parque da Matinha, a Secretaria de Meio Ambiente, auxiliada pelo Tiro de Guerra, Pelotão Ambiental e demais secretarias, foi às margens do Rio Catolé onde realizou um mutirão para retirada de lixo e entulhos. Cerca de dez caçambas foram retiradas. A ação tinha a função de preservar a mata ciliar, permitindo que novas arvores nasçam no lugar e reduzindo assoreamento do rio.

Para o secretário Luciano Almeida, a ação pode representar o começo da limpeza das águas do Catolé. “Quando um rio está sujo, fedido e com água cinza, as pessoas o enxergam como lugar de lançamento de resíduos e vão jogando tudo o que não querem mais. A limpeza, além de trazer mais conforto para a população que vive por ali, mostra a importância de preservar o rio”, disse.

O secretário ainda afirma que a prefeitura de Itapetinga tem trabalhado para, através da educação ambiental, formar uma sociedade mais consciente e que seja capaz construir uma cidade mais saudável e melhor para viver.