Prefeitura iniciará programa de recuperação de nascentes

A escassez de água faz aumentar a necessidade do uso de alternativas que otimizem a preservação dos recursos hídricos existentes. Pensando nisso, a prefeitura de Itapetinga reiniciará um programa de recuperação de nascentes do Rio Catolé.

Em 2017, atendendo às demandas dos produtores do município, a prefeitura trouxe à cidade, o instrutor paranaense Pedro Diesel, famoso por defender a intervenção positiva das nascentes com o uso de tecnologia simples e de fácil acesso para o produtor rural, através de um sistema criado para melhorar a qualidade e quantidade de água disponível.

Técnicos foram treinados justamente para que eles fossem agentes multiplicadores e disseminassem a tecnologia aprendida para os produtores que quisessem fazer esse trabalho de recuperação de nascentes em suas propriedades.

Agora, ao assumir a secretaria de meio ambiente, Luciano Almeida decidiu reunir um grupo para dar apoio técnico a novos produtores no processo de recuperação de nascentes.

“Uma nascente às vezes é obstruída de uma forma ou outra, por sedimentos ou porque o gado pisoteia a área. Através da técnica a gente consegue fazer a desobstrução daquele olho d’água. Nós usamos uma calha de proteção, é feito um preenchimento com pedras e em cima dessas pedras é feita uma tapagem com lona e uma espécie de barragem, para proteger a nascente”, explicou José Carlos, instrutor treinado no curso de Diesel e que estará à disposição dos produtores.

“Essa técnica faz com que as nascentes possam ter um volume maior de água. Esse volume vai seguir por córregos ou diretamente para o Rio Catolé aumentando a vasão do rio no decorrer do ano. Assim, cada propriedade rural terá um volume maior de água para usufruir, uma melhor qualidade de água e, o excedente, seguirá para o rio, aumentando sua vazão”, explicou o secretário.