Novas parcerias para a conservação ambiental

Itapetinga dá mais um passo no seu  projeto de promover conservação e preservação do meio ambiente. Ao visitar a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, São Paulo, a prefeitura de Itapetinga fechou mais uma parceria que resultará na assinatura de um importante termo de cooperação técnica. O termo possui duas principais vertentes. O primeiro visa a recomposição da mata ciliar do Rio Catolé, atuando nas comunidades rurais. O segundo objeto do termo é um projeto de conservação de onças pardas e pintadas da caatinga no nordeste.

Além de conhecer o trabalho pioneiro desenvolvido há mais de 30 anos pela Associação, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, conversou com a veterinário Cristina Harumi, studbook keeper das onças pintadas no Brasil e com engenheiro agrônomo Jorge Belix, presidente da entidade.

Fábio também visitou o parque Ecológico de São Carlos e o Parque Ecológico de Americana, ambos zoológicos municipais com histórico semelhante ao da Matinha. Nessas duas cidades, ele conseguiu garantir a destinação de novos animais para o Parque, consolidando o trabalho de recomposição do plantel.

Ciente de que a fauna e a flora não obedecem divisão geográfica, a prefeitura de Itapetinga tem buscado firmar as mais diversas parcerias para que, juntos, todos possamos, de fato, proteger o meio ambiente como precisamos.