Prefeitura de Itapetinga inaugura primeiro laboratório de robótica em escolas públicas do sul e sudoeste da Bahia

Na manhã desta sexta-feira, 18, os alunos do Colégio José Marcos Gusmão, participaram da primeira Mostra de Robótica do município. A mostra, que inaugurou o laboratório instalado no colégio, demonstrou um pouco do que os estudantes poderão criar nas aulas que iniciarão no próximo dia 28 de março.

A Robótica é uma forma de aprendizagem focada na pesquisa, descoberta e construção de uma máquina. Com o avanço da tecnologia, ela se tornou cada vez mais aliada das escolas. Ela cria um ambiente de aprendizagem que reúne materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados.

Para montar o laboratório de robótica do Colégio José Marcos Gusmão, a prefeitura de Itapetinga adquiriu oito notebooks Core I5 e 20 kits arduino (projetado para começar  facilmente a aprendizagem).

Durante a Mostra, o secretário de educação, Geraldo Trindade, falou sobre “a realidade da escola pública de vocês. Nenhuma escola do sul e sudoeste da Bahia tem o que vocês acabam de conquistar”, disse o secretário ao descrever a importância do laboratório recém-inaugurado.

“Todos nós sabemos que, hoje em dia, a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e que os robôs vêm ocupando cada vez mais espaço em nossa vida. É pensando nessa nova realidade que a robótica na escola tem se tornado uma forte tendência. Trata-se de um curso que traz enormes benefícios para o aprendizado de crianças e adolescentes, como melhora do raciocínio e da criatividade, além de prepará-los para o futuro ao lidar com a tecnologia de forma positiva e produtiva”, conclui Geraldo.

O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma conquista para o colégio: o tratamento acústico do auditório.