Terceira edição do Festival de Licor fomenta vendas e premia os melhores produtos

Já começou a terceira edição do Festival de Licor de Itapetinga. Além de fomentar as vendas dos produtos artesanais, o festival promove um concurso para eleger a melhor bebida em duas categorias: cremoso e tradicional.

Mais de 30 produtores submeteram os seus licores a uma análise sensorial feita por professores e alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Uesb. Na avaliação, os técnicos experimentam os produtos sem nenhum tipo de identificação e analisam teor alcóolico, textura, cor, cheior, sabor característico entre outros quesitos. A pontuação de cada análise é calculada e, ao final, serão premiados os três melhores de cada categoria.

Além disso, a universidade se coloca à disposição daqueles que quiserem aprimorar algum ponto específico do seu produto desde questões na produção até rotulagem.

“O concurso ele visa mostrar para os próprios produtores quão bom é o produto que eles têm em mãos. Isso fomenta a produção, o comércio, gera renda, além de oferecer ao consumidor um produto de altíssima qualidade”, disse Gabrielle Cardoso, professora do curso de Engenharia de Alimentos da Uesb.

Para o secretário de desenvolvimento econômico, Felizdenio Xavier, a iniciativa ter dado maior visibilidade aos produtores e consequentemente, promovido maior venda. “A primeira edição do festival teve um sucesso tão grande que em dois dias muitos não tinham mais licor para comercializar, justamente porque não tinham noção da demanda que poderiam ter com a visibilidade dos produtos. No segundo ano eles já vieram mais preparados, com estoque maior e conseguiram uma lucratividade ainda melhor. Neste ano, com a consolidação do nosso evento, eu tenho certeza que o festival será um sucesso de vendas”, afirmou o secretário.

Todos os licores estão à venda na Alameda Ruy Barbosa até o próximo dia 22.

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