A equipe da secretaria de saúde visitou, nesta terça-feira, 07, a APAE de Itapetinga. Acompanhada de parte do seu corpo técnico, a secretária Rosânia Rabelo visitou as dependências da associação e debateu formas de colaboração para ampliar a atuação municipal junto a pacientes com algum tipo de deficiência.
Reunidos com a diretoria da instituição, a secretária falou sobre a importância de incrementar o atendimento especializado aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista, envolvendo uma equipe multidisciplinar que os atenda de forma integral. Entre os caminhos que podem ser percorridos para essa implementação, foi apontada a possibilidade de ampliação dos atendimentos do CER II – Centro Especializado em Reabilitação – inaugurado em outubro de 2022.
Ao tornar-se CER III, o Centro Especializado de Itapetinga, que atualmente atende pessoas com deficiência visual e intelectual, passaria a ser um ponto de atenção ambulatorial de referência que realiza diagnóstico e tratamento a três modalidades de reabilitação – reabilitação intelectual, reabilitação visual e reabilitação motora.
A equipe debateu também, o perfil do profissional de saúde para trabalhar com o público especial, o SUS, o fluxo do serviço oferecido nessa linha de cuidado.
“O nosso objetivo foi levar propostas de união entre o poder público e a instituição, buscando melhorar acesso aos serviços, proporcionando um trabalho mais eficiente. Se acreditamos que saúde é um direito de todos, nós não podemos deixar ninguém para trás. Não é um trabalho fácil, mas é uma meta que precisa ser buscada diariamente”, explicou a secretária, Rosânia Rabelo.