Secretaria de Educação vive semana de formação para inclusão

Esta foi uma semana movimentada na rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação convidou a neuropsicóloga e analista comportamental Elisangela César, de Vitória da Conquista, para realizar formações em relação à educação especial com diversos setores.  Professores de AEE, de toda a educação infantil e profissionais de apoio tiveram encontros produtivos para debaterem as melhores formas e ferramentas para promoção de inclusão e do desenvolvimento desses alunos. Além disso, durante a semana, os mais de 100 auxiliares de salas participaram de formação voltadas para a Educação Especial. As “pratas da casa”, Romana Nery, Sivanilda Brito e Glaucia Moreira, lideraram o encontro. Na próxima semana, todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais também passarão pela formação.

Promover formação dos profissionais da educação, preparando-os para enfrentar os desafios atuais do setor educacional é mais do que importante. Um dos grandes desafios é lidar com a inclusão, promover uma educação que seja para todos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação vem desde 2017 garantindo um atendimento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais, visando ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, sociais, físicas e afetivas, com vistas ao exercício da cidadania e da autonomia. “Vale ressaltar que esse público vem crescendo de forma impressionante na rede municipal. Cada vez mais crianças com algum tipo de necessidade especial frequentam a escola, buscam seus direitos e precisamos nos esforçar para um atendimento adequado. A gente tem notado, inclusive, o aumento no número de pais que tiram seus filhos da rede particular para matriculá-los na municipal” relata Manoel Neto, assessor pedagógico da Secretaria de Educação.

Alerta para as novas necessidades da educação, o município implantou o Centro de Atendimento Educacional especializado – CAEE, o Centro de Atenção à Vida – CAV e salas de AEE nas escolas. Além disso, mantém mais de 140 profissionais de apoio que lidam diretamente com esse público e garante transporte escolar individualizado para os casos de estudantes com dificuldades de locomoção: tudo para a garantia dos direitos desses cidadãos. “O momento agora é de formação. O nosso desejo é capacitar nossos profissionais para um atendimento humanizado, afetuoso e respeitoso”, pontuou o secretário de educação Geraldo Trindade.

Formação, também, paa professores dos Anos Finais

Durante a semana, os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos Anos Finais do Ensino fundamental também passaram por formação com objetivo de apresentar os resultados das avaliações diagnósticas realizadas pelos estudantes. Esse trabalho criterioso de compilação dos resultados e formação ficou por conta dos técnicos da Secretaria, Ronaldo Rocha e Geane Lira, que buscam dirimir as principais deficiências dos alunos detectadas nas avaliações.

Mundo da Leitura

O município de Itapetinga por meio da Vulcabrás recebeu o Projeto Mundo da Leitura, uma realização da Evoluir, Ministério da Cultura e Governo Federal. A iniciativa tem o propósito de promover maior acesso aos livros e fomentar o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Cinco escolas foram contempladas em nosso município: a Escola Dona Maria, Escola Edirani Pacífico Goes, Escola da Vila Érica, Escola Ismael Cruz e Escola Clero Pedreira. No total, mais de 1.600 estudantes foram contemplados.

Na sexta feira, 07 de junho, os professores das unidades contempladas participaram de encontros formativos com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem. Todos receberam ainda um plano pedagógico com sugestões para a utilização do acervo doado pelo Mundo da Leitura, composto por um baú com 100 exemplares de 50 títulos diferentes de obras infanto-juvenis.