Aconteceu, na última quarta-feira, 12, o I Encontro Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. No auditório do Colégio Modelo, reuniram-se, além do executivo municipal, através da secretaria de desenvolvimento, representantes da Uesb, do Grupo União das Mulheres de Itapetinga, do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher e do Ministério Público.
Juntos, todos os agentes falaram sobre a importância desse enfrentamento e os 18 anos da Lei Maria da Penha, com seus avanços, desafios e Perspectivas. O grupo também debateu sobre o papel do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM) e falou sobre a necessidade de integração e fortalecimento da rede de atendimento.
Exaltando a relevância do evento, o delegado Fernando Marra, representante do Neam, falou sobre os números de registros do mês de fevereiro em nosso município. “Só no último mês já expedimos 21 medidas protetivas, realizamos 5 prisões em flagrante e instauramos 11 inquéritos relacionados à violência contra a mulher. Somando tudo, percebemos que é mais de um caso por dia, o que é um dado alarmante para uma população do tamanho da de Itapetinga”, explicou o delegado.
Presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge, afirmou que a união é extremamente importante para a garantia de direito das mulheres. “Diante da problemática que a sociedade enfrenta com relação a violência doméstica, nós contamos com um equipamento de suma importância que é o CRM, contamos também com o apoio da Neam, Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, com o Ministério Público e com muitos outros órgãos de proteção. Nós caminhamos de braços dados em prol da defesa da mulher, em prol dos direitos da mulher”, disse a secretária.






