Retorno do Desfile Cívico encanta itapetinguenses

A prefeitura de Itapetinga realizou, na manhã desta quarta-feira, mais um desfile cívico do 7 de Setembro. As escolas municipais, acompanhadas das mais diferentes instituições civis e militares, passaram pela praça Dairy Valley para celebrar o bicentenário da independência.

“A pandemia suspendeu, durante dois anos, o nosso desfile cívico. Mas o retorno dessa celebração coincidiu com o ano do septuagenário de Itapetinga. Para nós, então, tornou-se um motivo ainda maior de comemoração. Por isso, trouxemos para as ruas o resultado de um bonito trabalho que estamos fazendo nas nossas escolas sobre a história do nosso município, da nossa gente… sobre a nossa história”, explicou o secretário de educação, Fábio Viana.

A programação começou às 7:30h. O prefeito Rodrigo Hagge participou do hasteamento da bandeira e entoou o Hino Nacional no Paço Municipal. Logo após, fez a protocolar revista da tropa antes do início do desfile.

Às 8h, o desfile cívico começou. As escolas saíram às ruas apresentando o tema “Itapetinga, 70 anos: a gente ama, a gente cuida”. Desde maio, as escolas da rede municipal fazem pesquisas e estudos sobre o septuagenário de emancipação política da nossa cidade, seus pioneiros, sua trajetória, economia, cultura e povo. Teve espaço, também, para uma mais do que justa homenagem aos profissionais da saúde que enfrentaram bravamente a pandemia.

“Nós sabemos a importância de conhecer a nossa história para nos sentir parte dela. É preciso conhecer o passado para construir o futuro que a gente quer. Nas nossas escolas, temos tentado formar cidadãos conscientes da sua função na sociedade em que vive e esse projeto, culminando no desfile de hoje, tem esse objetivo: fazer com que os nossos estudantes sejam capazes de se reconhecerem como parte ativa da nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

O Clube de Desbravadores homenageou prefeito, vice e secretário de educação pelo trabalho transformador que vêm desempenhando no município e por toda a história já escrita.

Ao final do desfile cívico, o grupo “grito dos excluídos”, foi às ruas reivindicar pautas que julgam importantes para o desenvolvimento do município. O prefeito, respeitosamente, os ouviu, certo da importância de ouvir a população nas suas mais diversas manifestações.

“Faz parte do processo democrático a participação popular. As manifestações são legítimas e eu não deixarei de ouvi-las em nenhuma circunstância. Nosso desfile foi um sucesso desde a sua organização até à participação do povo nas ruas, mesmo embaixo de chuva. Em 2017, quando resgatamos a tradição dos nossos desfiles cívicos a gente sabia a grandiosidade que esse evento representa para a nossa cidade e para cada um de nós como cidadãos brasileiros”, concluiu o prefeito.

Rolar para cima