Na manhã desta segunda-feira, 24, a prefeitura de Itapetinga realizou uma audiência pública para prestação de contas e análise de cumprimento das metas fiscais do último quadrimestre de 2024.
Segundo a empresa Singular Consultoria, representada por Antônio Carlos e Edvaldino Silva, o município de Itapetinga, durante o último ano, cumpriu as exigências fiscais legais. Para demonstrar o analisado, a empresa apresentou relatórios de receitas e despesas e destacou alguns números. De acordo com os consultores, Itapetinga não só cumpriu, como ampliou os limites constitucionais para investimento em saúde e educação.
Se a determinação legal é a de que o município invista ao menos 15% do orçamento em saúde, Itapetinga foi além e garantiu um repasse de mais de 17% para o setor, um acréscimo de R% 3 milhões na meta exigida. Tudo, para garantir um atendimento mais qualificado e humanizado.
O município também ultrapassou a meta para a educação e investiu mais de 26% do orçamento próprio, o que totalizou quase R$ 39 milhões investidos no futuro das nossas crianças e nossos adolescentes. As metas do Fundeb 70, VAAT, VAAR e VAAF (indicadores que promovem a redistribuição de recursos) também foram superadas com o objetivo de construir uma cidade educadora. Os resultados de um investimento responsável já podem ser vistos no aumento do IDEB.
Ao finalizar a reunião, o secretário de Finanças, Carlito Ferraz, agradeceu a presença de todos, parabenizou a equipe pelo resultado apresentado e pediu empenho para que nos próximos anos a administração siga trabalhando de forma responsável e eficiente para o bem de Itapetinga e de todos os itapetinguenses.


