Prefeitura organiza mais um grande desfile cívico de Independência

A rede municipal já se prepara para mais um grande desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. Nesta semana, a secretaria de educação se reuniu com gestores e coordenadores escolares e instituições parceiras para debaterem os temas propostos, organização das apresentações e preparação para o espetáculo que deverá ser apresentado na praça Dairy Valley, no dia 07 de setembro.

Sob o título central “Pátria leitora, povo livre. Viva a nossa independência”, se desdobrarão os tópicos que serão apresentados ao público. Assim, o município busca seguir explorando o tema do ano letivo da rede (O fantástico mundo da leitura) e desdobrar todo o sentimento cívico que marca o bicentenário da Independência da Bahia, quando, quase um ano após a independência oficial do país ter sido declarada, as tropas portuguesas foram expulsas de Salvador, consolidando a separação política entre Brasil e Portugal.

Para falar um pouco do bicentenário, o professor e historiador Eduardo Fiscina abriu as reuniões com uma aula show que, de forma leve e bem contextualizada pode propor caminhos para a exploração do tema.

Entre os principais objetivos do desfile cívico – e toda a preparação que o envolve – estão, além de apresentar os símbolos da pátria e desenvolver o espírito patriótico, refletir sobre a importância das batalhas na Bahia para o processo de independência do Brasil e refletir sobre a importância da leitura na formação do cidadão, apresentando as ações desenvolvidas pela rede durante todo o ano.

Foram convidadas a compor o desfile cívico todas as unidades escolares dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, as escolas estaduais e particulares, bem como instituições com atuação relevante em nosso município. Já estão confirmadas para o desfile 17 escolas municipais, 03 estaduais, 03 particulares e 12 instituições.

Além de toda a beleza já esperada, neste ano, a Banda Marcial celebra seus 40 anos de fundação, prometendo uma apresentação inovadora e encantadora. A Marcial será um dos grupos que ditarão o ritmo do evento, com o toque sempre marcado que toma toda a cidade durante o período do desfile.

A secretaria organizará, ainda, toda a semana da pátria. No Paço Municipal, nos dias 01, 04, 05 e 06, serão executados o hino nacional e o hino da independência da Bahia, acompanhados pelo hasteamento das bandeiras.