Buscando aprimorar o atendimento aos pacientes, a prefeitura de Itapetinga está realizando o processo de informatização das unidades de saúde. A transformação digital favorece os profissionais do setor, como também os pacientes, que passam a usufruir de serviços oferecidos de maneira mais segura e eficiente.
O município já implantou em 06 unidades, o Prontuário Eletrônico do Cidadão. O PEC é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. O software tem como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
Para ampliar a abrangência do PEC na cidade, a Secretaria de Saúde ofertou nesta sexta-feira, 04, treinamento aos profissionais das equipes dos PSFs Casas Populares, Vila Isabel, Vila Rosa e José Sobrinho. O curso foi ministrado por Edson Arruda, Técnico Especialista em Gestão Sus.
“Nos próximos dias, teremos mais 05 equipes treinadas. A gestão não tem medido esforços, pois sabe que a informatização desses processos na Atenção Primária traz benefícios importantes. Observa-se na prática que o programa auxilia de uma forma geral nas atividades do setor, traz melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da Unidade para o Ministério da Saúde. Os atendimentos são mais dinâmicos, resolutivos, apesar dos profissionais ainda passarem por um processo de adaptação e descoberta frente ao sistema e principalmente no momento do registro das informações”, diz Fernanda Cruz, Diretora da Atenção Primária.