Prefeitura investe em merenda escolar para garantir segurança alimentar e maior rendimento dos alunos

É consenso que se alimentar bem é fundamental para o crescimento integral de todos os indivíduos. A alimentação saudável e adequada contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar. Pensando nisso, a prefeitura de Itapetinga tem investido na merenda escolar de toda a rede de ensino.

De acordo com a nutricionista do município, Dejeane Figueredo, um planejamento alimentar é feito para oferecer alimentos nutritivos adequados para cada faixa etária, distribuídos em um cardápio variado, que evite a repetição. Para as creches em tempo integral, quatro refeições são oferecidas de forma balanceada para garantir a segurança alimentar dos pequenos, promover desenvolvimento saudável e criar melhores hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida. Para alunos das escolas cívico-militares, um café da manhã reforçou a alimentação daqueles jovens que chegam mais cedo no colégio e que têm atividades físicas mais exaustivas. Para os alunos do fundamental e do EJA há, também, cardápio específico e balanceado.

Em todos os casos, foram adicionadas frutas e, para aqueles que fazem a refeição na escola, está garantida, diariamente, uma proteína no prato.

“Em um país onde a fome e a desnutrição ainda são graves problemas sociais, a merenda escolar é um agente fundamental para a garantia da segurança alimentar de muitas crianças. Por acreditar na importância da nutrição, inclusive, para um bom desempenho escolar, a gente tem investido em um merenda de qualidade que seja capaz de suprir as possíveis deficiências alimentares dos nossos alunos“, explicou o secretário Fábio Viana.