Depois de muito planejamento e estruturação, a prefeitura de Itapetinga anunciou o retorno às aulas de forma presencial e semipresencial. Em live apresentada na noite desta terça-feira, 31, o prefeito Rodrigo Hagge, o secretário Geraldo Trindade e o assessor pedagógico Manoel Neto apresentaram a forma como se dará esse retorno.
Alunos da pré-escola e o Ensino Fundamental Anos Iniciais retornarão, a partir do dia 15 de setembro, de forma escalonada. Metade da turma irá às escolas às segundas e quartas e a outra metade às terças e quintas. Nos outros dias, os estudantes ficarão em casa, desenvolvendo atividades através da plataforma.
Os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais também se revezarão, mas semanalmente. Parte da turma frequentará a escola de segunda a sexta e ficará em casa na outra semana, enquanto o outro grupo está na escola.
Para alunos da zona rural, Palmares, EJA e creches, as aulas retornarão completamente presenciais. O secretário de educação Geraldo Trindade explicou que essas são turmas pequenas que já atendem as exigências de quantidade máxima de alunos por turma e que permitem, assim, manter o distanciamento seguro.
Trindade disse, ainda, que a data escolhida para o retorno contempla as medidas de biossegurança para todos os profissionais da educação que já estarão com a imunização completa – duas doses da vacina – há mais de 15 dias. “Isso nos dá maior segurança para um retorno, que minimize o risco de incidências de casos de covid e diminua a possibilidade de termos que fechar novamente alguma escola”, disse o secretário.
Benefícios para os profissionais da educação
Na live, o prefeito anunciou, ainda, o reajuste salarial de 12,84% para os professores e coordenadores pedagógicos de forma retroativa a janeiro de 2021. Para os demais funcionários da educação, um 14° salário será concedido como benefício.
“A gente precisa incentivar esses profissionais que se reinventaram nesse período e que ainda enfrentarão uma nova realidade agora neste retorno. Eu quero aproveitar para desejar sorte aos alunos, pais e professores. Que tenhamos uma volta às aulas tranquila, seguro e que proporcione uma educação integral e de qualidade para os nossos jovens”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.