O PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPETINGA

“Pátria Leitora, povo livre” foi o tema do grande desfile cívico da Independência

Em mais um ano, para comemorar a Independência do Brasil, beleza, história e patriotismo desfilaram pelas ruas da cidade. Na manhã desta quinta-feira, 07 de setembro, alunos da rede municipal, estadual e particular, além de importantes instituições da sociedade civil e as forças de segurança passaram pelo centro da cidade em sinal de civismo e amor à pátria.

Antes do desfile, aconteceu o hasteamento das bandeiras no Paço Municipal, acompanhado do entoar do hino nacional. Em seguida, o prefeito Rodrigo Hagge fez a tradicional vistoria à tropa e autorizou o início de um desfile que ficou marcado pelo brilhantismo do trabalho apresentado.

Com o tema “Pátria Leitora, povo livre”, a rede municipal levou a todos a magia e o encantamento dos livros, falando sobre a importância da leitura para a formação de cidadãos conscientes. O bicentenário da independência da Bahia também foi celebrado, lembrando da relevância do movimento para a história de todo o país. Ao todo, cerca de 20 escolas se apresentaram acompanhadas pelas bandas do Tiro de Guerra, Marcial, do CIED e do Colégio Batista.

Ao analisar o resultado apresentado, o secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana, falou da satisfação de ter acompanhado o trabalho das escolas municipais. “A gente precisava trazer para as ruas todo o esforço desenvolvido durante o ano pela nossa equipe. Começamos 2023 com a proposta de apresentar aos nossos alunos a magia da leitura. Através dela, fortalecemos o nosso ensino e conseguimos introduzir importantes temas nos nossos debates diários. O resultado foi mostrado de forma brilhante pelos nossos alunos: muita beleza, muito conteúdo e, principalmente, muita consciência histórica e social”, disse o secretário.

“Desde nosso primeiro ano de gestão, colocamos como meta o resgate da tradição do desfile cívico por entender a importância deste momento para formarmos jovens cidadãos que amem a sua pátria, conheçam a sua história e sejam conscientes do seu papel para a formação do país que queremos ter. Hoje, ao vermos o quanto avançamos neste momento cívico (em estrutura e na qualidade da apresentação), nos sentimos extremamente orgulhosos desse resgate, do trabalho da nossa equipe de educação e dos nossos alunos e do nosso povo que só abrilhanta este importante momento”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

Rolar para cima