Ouvidoria

O que é?
Ouvidoria é um órgão que serve como um canal de comunicação direto entre o cidadão e a administração municipal.
É o direito de opinar sobre os serviços que o município presta à comunidade.
À vontade e o dever de ouvir, conhecer os anseios dos usuários desses serviços e a opinião da sociedade sobre o governo municipal.

Como foi criada?
A Ouvidoria Geral do Município de Itapetinga foi criada para identificar, não só as falhas existentes no serviço público, como também solucioná-las, fortalecendo o exercício da cidadania com a participação popular na administração.

Para que serve?
Tem a finalidade de receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios dos munícipes locais.
Ampliar os canais de diálogo e participação dos servidores municipais, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo município.

Quais assuntos podem ser tratados pela Ouvidoria?
Qualquer assunto que seja da competência do poder executivo municipal e das Autarquias ligadas à prefeitura.

Quem é Ouvidor?
Profissional do quadro efetivo do município, aprovado em concurso público, de grande conceito na sociedade, formado em nível superior, com especialização em auditoria e vasta experiência no ramo da comunicação falada.
Sempre pronto para ouvir, procurando estabelecer uma parceria com eficiência e qualidade administrativa.

Funções e perfil de um Ouvidor.
O ouvidor é, antes de tudo, um mediador, um conciliador que busca promover a melhoria da atuação pública através do entendimento e da mobilização para a resolução de registros. O papel do ouvidor público não é apontar defeitos na ação governamental, mas ser uma espécie de controlador de qualidade dos serviços públicos.
Entre as funções do ouvidor, destacam-se:

Conduta ética, honesta e sem preconceitos; empatia e habilidade na comunicação interpessoal; clareza nos posicionamentos; poder de negociação; bom senso;
imparcialidade; respeito ao sigilo profissional.

Como Procede?
O servidor municipal, a sociedade de classe organizada, associações de moradores e o cidadão comum, munícipe de Itapetinga, podem endereçar suas opiniões sobre o governo municipal via e-mail: ouvidoriapmi2010@hotmail.com <mailto:ouvidoriapmi2010@hotmail.com>, pelo telefone: 3261-8368 ou na sede da Ouvidoria à Rua Cel. Belizário Ferraz, n°.03, 1º andar, centro.

A Ouvidoria municipal será itinerante, podendo se instalar em sedes de associações, templos evangélicos e católicos a fim de ouvir as reivindicações da população.
Assegurar ao munícipe de Itapetinga à oportunidade de participação na gestão democrática dando sempre resposta as suas manifestações.

Qual o processo de atuação da Ouvidoria?
Receber e analisar as informações;
Identificar e constatar sua pertinência;
Localizar a área competente;
Comunicar a existência do problema e requisitar esclarecimentos e soluções o mais breve possível do departamento e ou secretaria municipal;
Informar ao usuário a solução adotada;
Verificar se o processo de prestação do serviço do município de Itapetinga foi devidamente aprimorado;
Prestar todas as informações às instâncias superiores.

Qual a diferença entre os setores de atendimento ao público e a Ouvidoria?
O setor de atendimento ao público trata das questões da prestação de serviço, sejam elas habituais e ou rotineiras.
A ouvidoria trata dos casos em que não foram resolvidos pelos setores competentes da administração direita e indireta, seja por limitações burocráticas e ou financeira ou devido à falhas operacionais.

O que a Ouvidoria tem?
Autonomia, confiança e independência para identificar falha na administração direta e autarquias (SAAE e COMUTRAN) e facilitar a correção.

Qual a diferença entre os setores de atendimento ao público e a Ouvidoria?
O setor de atendimento ao público trata das questões da prestação de serviço, sejam elas habituais e ou rotineiras.
A ouvidoria trata dos casos em que não foram resolvidos pelos setores competentes da administração direita e indireta, seja por limitações burocráticas e ou financeira ou devido à falhas operacionais.

O que a Ouvidoria tem?
Autonomia, confiança e independência para identificar falha na administração direta e autarquias (SAAE e COMUTRAN) e facilitar a correção.

Formas de Contato:
– Acessando pela internet – www.itapetinga.ba.gov.br
– Telefone: (77) 3261 – 8368   ou   0800 0750825
– Escreva para o Ouvidor:
Ouvidoria do Município de Itapetinga-Bahia
Rua Cel. Belizário Ferraz, Nº. 03 – 1º Andar – Centro.
CEP: 45.700-000
Itapetinga – Bahia

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