Mesmo antes de começar a festa, São João movimenta economia local

São João de Itapetinga é cultura, tradição e muita festa. Mas é também fomento do comércio, incremento de economia, geração de emprego e renda. Durante os quatro dias de festa, cerca de 20 atrações se revezam nos dois palcos da estrutura montada no parque Poliesportivo da Lagoa. Mas na arena, mais de 30 barraqueiros, 40 ambulantes e um monte de gente, aumenta sua renda vendendo os mais diversos produtos para atender bem os foliões. Nos hotéis, lotação completa, preenchida por visitantes, artistas, pessoal de produção, brigadistas e todos aqueles que tenham, por qualquer que seja o motivo, se interessam no festejo.

Muito antes de festa começar, o comércio se aquece, os lojistas aumentam o estoque e investem em todos os artigos típicos da época. Botas, camisas xadrez, cintos, casacos e uma infinidade de acessórios são oferecidos para aqueles que não deixam o estilo de lado na hora de curtir o forró.

De acordo com o vice-presidente da CDL de Itapetinga, antes mesmo da chegada dos visitantes, o comércio já havia aumentado sua renda em 20%, se comparado ao mesmo período no ano anterior, e 50% se comparado ao início do ano. “A cidade foi ornamentada com bastante antecedência, antes mesmo de começar o mês de junho, isso cria essa expectativa de consumo, a grade já foi divulgada com uma mistura de ritmos, mas mantendo a tradição e isso atrai, os visitantes vêm com antecedência e acabam consumindo na nossa cidade. Além disso, o Parque Poliesportivo e todo o seu cenário atrai as pessoas pela segurança e conforto”, ressalta Oniel Brandão, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Pela primeira vez no circuito da festa, Alan Bittencourt, destaca a importância dos festejos na geração de emprego e renda. “Nós vamos trazer o nosso empreendimento físico do centro para o Parque Poliesportivo da Lagoa para a gente poder trabalhar durante todo o São João. A minha expectativa para esse período de festa é muito grande, a gente aguarda um movimento bastante satisfatório para nós. O São João, por si só, traz essa movimentação para a cidade, muitas pessoas vêm de fora para cá e toda a população participa também. Para nós, é uma expectativa muito grande de trazer o retorno desse trabalho que vai ser feito nesse São João”, destaca o empresário.