Itapetinga registra queda no número do índice de infestação pelo mosquito aedes aegypti

A prefeitura de Itapetinga tem desempenhado um importante papel de prevenção e combate ao mosquito da dengue. O resultado do trabalho diário dos agentes de endemias tem refletido nos números de infestações e na redução de arboviroses (doenças causadas por mosquitos).

No primeiro semestre deste ano, o município apresentou Índice de Infestação Predial de 1,5%, número menor do que o índice de 1,8%, apresentado no mesmo período de 2022.

“Tanto a queda no índice quanto a redução no número de casos de dengue, zika e chicungunya se deve ao trabalho que vem sendo realizado pelo Combate a Endemias. A gente vem desenvolvendo ações educativas, fazendo vistorias e limpezas e, claro, contando com  ajuda da população, principal aliada neste combate”, afirmou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro.

Márcio falou ainda a importância dos cuidados que os itapetinguenses precisam ter para mantermos as taxas de infestações em número mais baixos. “Apesar do tempo frio e seco ser desfavorável à proliferação do mosquito, a gente precisa manter a vigilância. A população precisa fazer a vistoria semana em seus quintais, eliminando objetos que possam acumular água; fiscalizar caixas d’água ou piscinas; realizar a limpeza de calhas e vasos de plantas, além de todos os cuidados que garantam a segurança de todos”, disse ele.