Nesta quinta-feira, aconteceu, no auditório da Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, os agentes que levam assistência aos itapetinguenses debateram formas de promover políticas públicas capazes de formar uma cidade e um país mais justos e igualitários.
Na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Carolina explicou como decorreria a conferência, falou sobre os cinco eixos a serem debatidos naquele dia e sobre a necessária discussão acerca do sistema de assistência que queremos construir.
Também presente na Conferência, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Geraldo Olímpio Filho, destacou a importância do município produzir um bom material para encaminhar, posteriormente, às conferências estadual e federal. “É a forma da comunidade local participar, com um material compilado, da elaboração de políticas públicas que podem refletir no dia a dia de todos nós”, disse Geraldo. O presidente do conselho afirmou ainda que vivemos em um país muito rico, mas também muito desigual e essa é uma oportunidade de fazer com que todos tenham a chance de ter acesso a essa riqueza.
Para o promotor Millen Castro, as conferências são, também, um momento de encontro de toda a rede, oportunidade para criar vínculos e saber com que pode contar. Segundo o promotor, Itapetinga tem uma rede diferenciada, com profissionais que se preocupam com o conhecimento, que buscam saber mais sobre o que estão fazendo e se dedicam a fazer o necessário para levar serviços e direitos à população.
Antes de começarem os debates e a elaboração do documento que será encaminhado para as próximas conferências, Jussara Bahia Alves de Andrade realizou uma palestra sobre o tema da conferência. Em seguida, o grupo foi dividido para debater os eixos temáticos e elaborar estratégias que levem assistência social para aqueles que dela necessitam.