Nos dias 08, 09 e 10 de outubro, Itapetinga foi sede do III Itapetinga Open de Futevôlei. Nas quadras de areia instaladas na arena do bosque do Parque Poliesportivo da Lagoa, cerca de 380 atletas se revezaram em disputas de cinco categorias: iniciante, série C, série B, misto e profissional.
“O Itapetinga open de futevôlei surgiu em 2019 uma ideia de fazer um evento esportivo que agregasse toda a região. Mas a proporção deste evento foi muito grande e acabou reunindo a Bahia toda. Em 2020, por conta da pandemia, esse evento não pode ser realizado na Lagoa. Agora, com o avanço da vacinação, a gente volta para a lagoa com uma estrutura de nível nacional”, afirma Maicon Chaves, idealizador do evento.
O torneio reuniu, além de jogadores de toda a Bahia, atletas de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Brasília, Alagoas e Rio de Janeiro.
Em 2021, o Parque Poliesportivo da Lagoa começou a ser melhor utilizado para a prática esportiva. Fomentadas pela prefeitura municipal, inúmeras modalidades passam a ocupar o espaço público. Em julho, as águas da Lagoa foram pela primeira vez utilizadas para uma competição de canoagem. Em seu entorno, já se pode ver com frequência a prática de futsal, skate, handebol, vôlei, basquete, atividades na academia ao ar livre e, agora, o futevôlei movimentou o bosque.
“Eu acredito que uma cidade boa de se viver é aquela na qual as pessoas ocupam os seus espaços públicos. A gente tem um cartão postal incrível, mas que era subutilizado. Aos poucos fomos fazendo intervenções em suas áreas ociosas, fomentando a prática esportiva, movimentando o local e fazendo deste, verdadeiramente, um parque poliesportivo. O esporte é fator essencial para a promoção de saúde, lazer e, principalmente, de transformação social”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.