Itapetinga celebra Janeiro Branco em rede completa de Saúde Mental

O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados.

Em Itapetinga, uma rede completa de saúde mental oferece o suporte necessário para acolher a população e reduzir o sofrimento emocional. Composta por Caps III (com funcionamento 24h), Caps AD (atendendo pessoas com sofrimento devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas) e duas residências terapêuticas (que acolhem pessoas que viveram longo períodos de internação em hospitais psiquiátricos), a rede municipal está consolidada, pronta para garantir atendimento aos pacientes de toda região.

Além do tratamento farmacêutico e dos atendimentos com psicólogos e psiquiatras, o Caps oferece oficinas terapêuticas e de relaxamento e atividades que buscam integração social e maior independência aos pacientes. A família também é acolhida com o objetivo de conscientizá-los e prepara-los para maior suporte.

“Nós sabemos que pessoas com algum adoecimento mental encontram um preconceito muito grande na comunidade, inclusive dentro da própria família. O nosso trabalho diário é tentar conscientizar, quebrar esse preconceito e fazer com que as pessoas reconheçam os seus direitos como cidadãs e lutem para que tenham um lugar na sociedade”, afirmou Jadira Gomes, Coordenadora de Saúde Mental de Itapetinga.

Rolar para cima