Itapetinga busca formar uma rede integrada de atenção ao autista

A Secretaria de Saúde promoveu, na manhã desta segunda-feira, 10, uma roda de conversa com familiares de crianças autistas de Itapetinga. No auditório da Câmara de Vereadores, reuniram-se mais de 80 famílias de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) para um bate-papo que tinha como principal objetivo, conhecer as demandas desse grupo para buscar formas de oferecer um serviço mais adequado a eles.

De acordo com a secretária, Rosânia Rabelo, “a escuta é de extrema importância para que a gente conheça mais de perto a realidade desse grupo. Por mais que a gente entenda o aspecto global e as necessidades gerais do autista, só quem vive o transtorno diariamente é capaz de entender a fundo a realidade”, disse ela.

Rosânia explicou ainda que o município tem buscado formas de criar um centro para atender e acolher essas crianças e as suas famílias de forma mais adequada e específica. “A gente precisa pensar, também, nos cuidados com o cuidador. Quem cuida dessas crianças vivem em um nível alto de estresse e precisa estar bem acompanhado e acolhido para conseguir seguir cuidando bem de seus autistas”, completou a secretária.

Entre as reivindicações do grupo estavam o atendimento prioritário nos serviços de saúde, a disponibilização de medicamentos de alto custo, a capacitação da rede para melhor atender o autista e a implantação do CAPS I, para atendimento de crianças.

“Este foi um momento crucial para traçar o que realmente precisamos para formar uma rede integral de qualidade e gratuita. A partir dessa primeira conversa a gente pode preparar os nossos profissionais e qualificar os nossos serviços trazendo mais humanização e dignidade”, concluiu Rosânia Rabelo.