Na manhã desta sexta-feira, 22, a secretaria de desenvolvimento social promoveu o evento “Mulheres seguras, sociedade mais justa”. Na Câmara de Vereadores, a Coordenadora de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de SPM/BA, Ana Clara Auto, falou sobre os dados cada vez mais alarmantes em relação ao feminicídio e todas as formas de agressão, as formas de combate-las, a rede de enfrentamento existente no Brasil e alguns dos fatores que formam uma sociedade machista que normaliza a violência e revitimiza, diariamente, as mulheres.
“A gente discute, diariamente, os problemas sociais, apontamos formas de combate-los, políticas públicas de punição, mas nos esquecemos de falar sobre as causas desses problemas, as raízes que os prendem à nossa sociedade e que fazem com que sigamos repetindo os mesmos erros, cometendo os mesmos crimes, sofrendo as mesmas consequências”, explicou o secretário de desenvolvimento social, Washington Maciel, ao abrir o evento e apresentar o propósito da reunião.
A palestra reuniu representantes do CRM (Centro de Referência da Mulher), do Ministério Público, do Neam (Núcleo Especial de Atendimento à Mulher) e da UMI (União de Mulheres de Itapetinga. Realizado em alusão à campanha Agosto Lilás, de conscientização sobre a violência contra a mulher, o evento foi a culminância de uma programação recheada de rodas de conversas e bate-papos realizada pelo CRM de Itapetinga.
Mais do que uma campanha de conscientização, o Agosto Lilás é um chamado para enfrentar a escalada da violência de gênero, que bate recordes todos os anos no Brasil.