Eleição para diretores promoverá gestão democrática na educação municipal

A prefeitura de Itapetinga, buscando promover uma gestão democrática do ensino público, regulamentou as regras para eleição de diretores das escolas municipais. Até o início da próxima semana, um decreto determinará a formação da comissão eleitoral que definirá o cronograma das eleições.

Poderão se candidatar ao cargo, servidores que ocupem cargo efetivo de professor ou coordenador pedagógico e que tenham participado do curso de formação de gestores oferecido pela prefeitura. Os diretores serão escolhidos por funcionários, alunos maiores de 16 anos e pais de alunos menores de 16.

“A participação da comunidade escolar é fundamental para fortalecer o processo democrático na educação. Um diretor com afinidade com o grupo que dirigirá terá mais condições de conhecer as necessidades da sua escola, equipe e alunos, além, claro, de ter maior legitimidade nas suas ações junto ao grupo o escolheu”, explicou o secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana.

Após a eleição e apuração dos votos, os vencedores serão empossados pelo prefeito. Os diretores serão eleitos para um mandato de três anos.

Rolar para cima