O Cefopi – Centro de Formação Profissional – realizou mais uma experiência no curso de Auxiliar de Cozinha. Na última semana, a turma já havia preparado um buffet livre para trinta convidados. Agora, para a segunda avaliação do curso, os alunos foram submetidos a um desafio gastronômico. Doze pessoas foram convidadas para degustarem um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.
No cardápio, cestinha de siri com massa folhada, almôndegas desconstruídas, filé de pescada e carne vermelha e mais uma mistura de sabores e texturas que deixaram os participantes encantados. Para a sobremesa, pratos que agradavam os chocólatras e aqueles que preferem o frescor das frutas.
O desafio gastronômico foi a segunda vivência que os alunos deste curso, que teve duração de três meses, participaram. Nos dois momentos, eles puderam apresentar seus pratos de formas variadas a diferentes convidados, utilizando técnicas e aprendizados diferentes.
Ao chegarem à reta final do curso, os alunos sentem-se preparados de forma teórica e prática, para assumirem uma cozinha com habilidade, capacidade técnica, conhecimento de texturas e sabores e prontos para se aventurarem de maneira autônoma em qualquer ambiente.
Presente nos momentos de degustação, o prefeito Eduardo Hagge falou sobre a importância do Cefopi. “É muito gratificante perceber que o trabalho já tem rendido frutos. Restaurantes da cidade já conheceram a metodologia dos cursos e hoje buscam indicações de profissionais para atuarem em seus estabelecimentos. Isso mostra que estamos no caminho certo, capacitando pessoas para o mercado de trabalho e qualificando ainda mais os estabelecimentos comerciais da cidade”, disse o prefeito.






